Fique Atualizado! Receba grátis as atualizações do Pedreirão.

Como Executar Chapisco, Passo a Passo! [Vídeo]

Por:Fabrício Rossi

O chapisco é uma etapa intermediária entre a alvenaria e o reboco das paredes. Ele tem a função de aumentar a aderência das paredes para receber o reboco.

As paredes devem ser chapiscadas porque os tijolos cerâmicos ou blocos de concreto tem superfícies muito lisas, não permitindo que a argamassa de reboco aderir nas paredes.

O chapisco tem um traço 1:3 chamado de forte, ou seja, com grande quantidade de cimento. Em alguns casos, quando precisamos de um chapisco bem aderente e forte para receber o reboco utilizamos de aditivos a base de resinas sintéticas de alta aderência como o Bianco da Vedacit ou SikaChapisco da Sika dissolvidos em água na relação de 1:2.

Recomendações

Antes de aplicar o chapisco sobre as paredes elas devem estar limpas, livres restos de óleos, tintas, graxas, desmoldantes para que o chapisco tenha perfeita aderência.

Macete 01: As superfícies de vigas e pilares devem ser lavadas com jato de alta pressão para retirar os restos de desmoldantes.

Não aplique o chapisco em dias com temperaturas acima de 30°C. Em dias mais quentes e paredes expostas ao sol molhe-as antes.

Vídeo Chapisco Passo a Passo!

Veja o passo a passo

1. Preparar a argamassa: prepare a argamassa para chapisco com o traço de 1:3 (01 parte de cimento para 03 partes de areia média) mais aguado. Se for usar aditivo aplique-o no momento que estiver rodando a massa;

2. Chapiscar a parede: Aplique com a colher de pedreiro na parede formando uma superfície “arrepiada” uniforme e regular com espessura entre 3,0mm a 5,0mm;

aplicacao chapisco

3. Cura: Deixe curar pelo menos 03 dias (ideal 07 dias) para iniciar o reboco por cima do chapisco.

Comodo chapisco

Pronto! Essa é uma etapa simples, rápida e determinante para a fixação do reboco na parede (evita descolamentos de reboco). Deve ser executada com calma e qualidade.

Normas Técnicas de Referência

NBR 7200:1998 – Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento

 

Abraço a Todos!
Pedreirão.
  • adelar

    boa tarde sou de curitiba , trabalho com reformas de apartamentos , agradeço pelas dicas dos macetes

  • fabiano

    PEDREIRÃO, ESSAS SUAS DICAS ME AJUDARAM MUITO.VALEU UM ABRAÇO.

  • Cleomar

    Muito obrigado pela dica, com certeza vai me ajudar e muito.

  • Glícia Melo

    Bom dia,

    Gosto muito das dicas de vocês,são claras e fáceis de entender. Aprendi várias coisas. Agradeço, Glícia.

[100% gratuito]
[100% gratuito]